Algumas dicas para sua impressão

Nessa página você terá algumas dicas de como proceder com seus arquivos para que possamos extrair o máximo da qualidade e da originalidade de sua impressão. Fique ligado atento em nossas dicas e faça bom aproveito.

O PDF (Portable Document Format) é um formato de arquivo desenvolvido pela Adobe Systems para representar documentos de maneira independente do aplicativo, hardware, e sistema operacional usados pra criá-los. Um arquivo PDF pode descrever documentos que contenham texto, gráficos e imagens num formato independente de dispositivo e resolução.

Sua principal característica consiste em representar um documento com integridade e fidelidade ao seu formato original preservando a diagramação, a fonte , o tamanho e todas as demais configurações do arquivo.

Qualquer arquivo criado em um dos aplicativos do MS Office, ou seja, arquivos do Word, Excel e Power Point, pode ser convertido em PDF. Para isso, basta que o computador possua o programa CutPDF, disponível no endereço http://www.cutepdf.com/Products/CutePDF/writer.asp

Para a segurança dos processos de impressão, sugerimos o envio preferencial dos arquivos em PDF. Esta é a forma mais adequada e confiável para se ter o melhor desempenho e qualidade na hora da impressão.

As imagens para saídas em impressão digital devem estar com 200 dpi no formato final. Obs: use no máximo 300 dpi, pois se utilizar mais do que isso seu arquivo ficará pesado acarretando demora no processamento do arquivo e execução do serviço sem melhoria na qualidade final do trabalho.
Para os serviços coloridos, observe se suas imagens estão em CMYK e de preferência, já no mesmo tamanho que serão aplicadas. Preferencialmente no formato TIFF (método mais flexível e confiável de gravar imagens definidas como mapa de bits) e no formato EPS (ideal para gravar arquivos vetoriais). Outros formatos de arquivo/imagens podem comprometer a qualidade da imagem. Formatos como GIF e JPEG não são recomendados por comprometerem a qualidade da imagem impressa.

Precisa de um banner mas está com dúvida em qual o formato ideal para impressão?

O tamanho de um banner depende das medidas do local destinado. Para uma impressão que se encaixe perfeitamente onde deseja, tire as medidas do local que irá utilizá-lo, largura e altura (l x a).

Se não dispuser destas medidas, iremos apresentar dicas dos formatos mais comuns usados na impressão de banners. Para entender melhor, os formatos mais comuns são aqueles que fecham metragens quadradas “medida redonda”. Como exemplo, para medidas exatas de 1m² podem ser impressos um banner de 0,80 x 1,2 m ou 1 x 1 m, e os de aplicações em peças de comunicação que são padronizados como outdoors (9 x 3 m) e painéis (6 x 3 m, 3,5 x 4,5 m).

Mesmo em alguns casos que ploters limitem as medidas devido a sua saída de impressão, banners maiores podem ser compostos imprimindo em partes e unindo-as. Ou seja, você pode ter um banner no tamanho que sua imaginação e espaço físico permitir.

A Ápice Digital imprime seu banner em ploters de grandes formatos oferecendo qualidade fotográfica com uso de tintas latex, sem odores e sem limite de cores, em vários tipos lonas. Quer imprimir um banner? Solicite orçamento do seu projeto.

Alguns termos usados na área de impressão digital geram muitas dúvidas. Talvez tenha se deparado com as siglas RGB, CMYK ou Pantone e não soube identificar qual desses padrões é o ideal para a impressão do seu projeto. Ou então sua impressão não tenha ficado com o resultado que esperava. Vamos esclarecer suas dúvidas e identificar o padrão ideal para impressão do seu projeto e entender a diferença de cor entre a tela e a impressão.

O que é RGB?

RGB é a sigla para Red (vermelho), Green (verde) e Blue (azul). Esse padrão de cores é chamado de síntese aditiva, ou seja, quando misturados, a composição cromática resulta em branco (luz). As cores RGB são utilizadas em monitores, projetores, TVs, câmeras digitais, etc. e é comum ser utilizado na impressão de arquivos simples, como um trabalho acadêmico por exemplo.

O que é CMYK?

CMYK é a sigla para Cyan (ciano), Magenta (magenta), Yellow (amarelo) e Black (preto). Este padrão é chamado de síntese subtrativa. A mistura de azul, magenta e amarelo pode resultar em preto ou em uma variedade de tons coloridos, por isso, este modo é escolhido para impressão de materiais gráficos e impressões digitais.

O que é Pantone?

PANTONE é uma tabela de cores primárias criada pela empresa Pantone Inc. com numeração específica que serve de referência para identificar a tonalidade de cor exata (100%) evitando variações de cores na impressão. Um bom exemplo é manter a impressão em todos os tipos de mídia de um vermelho especial que faz parte da identidade visual de uma empresa. O sistema Pantone é baseado em uma mistura específica de pigmentos para se criar novas cores e também permite que cores especiais sejam impressas, tais como as cores metálicas (cromadas) dourado, prata e as fluorescentes. Agora que você já sabe o que são os padrões de cores RGB, CMYK, Pantone e suas utilizações, fica mais fácil entender a diferença entre o monitor e a impressão. A cor exibida no monitor pode não ser a mesma depois de impressa por diversos fatores: calibragem do monitor, luz do ambiente, qualidade da tinta, tipo de mídia usado (adesivo, lona, pvc) entre outros. O monitor sempre emitirá cores RGB. Portanto, todas as cores vistas serão formadas a partir do vermelho, verde e azul. Para imprimir seu projeto, o padrão de cor utilizado é o CMYK, ou seja: a cor que antes era criada a partir do vermelho, verde e azul, será reproduzida a partir do ciano, magenta, amarelo e preto que com certeza terá variação na impressão. Para evitar este contratempo e insatisfação guarde uma peça impressa de cada material para servir de referência para impressões futuras. E, se necessário, solicite uma amostra impressa (prova de cores) para uma melhor visualização das cores antes de autorizar a impressão final.

Atentar-se a esses detalhes podem garantir uma impressão fiel.

onde estamos

Rua Rio de Janeiro, 2083
Bairro Ipiranga - Divinópolis-MG
CEP: 35502-024

(37) 3222-4473

(37) 98829-1850

apice@apicedigital.com.br

Horário de Funcionamento

Segunda à Sexta de 07h45 às 18h

Conheça nossas dicas

Com nossas dicas você verá como proceder com seus arquivos para que possamos extrair o máximo da qualidade e da originalidade de sua impressão,
clique aqui e saiba mais.

Facebook